viernes, 2 de diciembre de 2011

1973 - ARAÇÁ AZUL








En 1972, Caetano Veloso emprende su primer trabajo como productor.











"Outro dia, quando ia estrear o filme novo do Godard, li nos jornais as pessoas dizendo bobagens para justificar a própria preguiça em relação ao experiementalismo, defendendo um conservadorismo medíocre. Eles todos falam de defesa da emoção contra o cerebralismo. E eu, que choro de emoção vendo 50 vezes "Pierrot, le Fou" e "Je Vous Salue Marie", morro de rir vendo "Paris, Texas", que é ridículo. Tenho por isso o maior orgulho de ter feito um disco como Araçá Azul. Não acho que o trabalho tenha saído com limpidez. Fiz o disco sozinho num estúdio e não sabia usar bem o estúdio. Acho maravilhosa uma faixa como "De Conversa", uma peça que não tem propriamente música nem letra. Só uma superposição de vozes e grunhidos, com sugestão de música. Apenas no final tem uma citação de "Cravo e Canela", que era uma homenagem a Milton Nascimento, uma oração para que ele ficasse alegre, porque Milton era muito triste. Graças a Deus, a oração foi atendida e que Deus o conserve assim. Tem "Tu Me Acostumbrastes", bacana, cantada em falsete, um clima tão gay... "Julia Moreno" ganhou um solo de piano de Perna Fróes que é um deslumbramento. Ganhou um grande elogio do Tarik de Souza (crítico do Jornal do Brasil) e fui até ingrato com ele, porque achava que eu não merecia aquele elogio. O problema é que o público comprava e devolvia o Araçá Azul. E outro fato histórico: o maior recorde de devolução de discos da MPB. Nessa época já estavam comprando Caetano e Chico em caminhão. Vai ver que foi por isso mesmo que houve tanta devolução: houve muita procura."

[Caetano Veloso, 16/5/1991]





UM DISCO PARA ENTENDIDOS
bola nieve - herminia silva - clementina de jesus -
dinailton - d.morena

















1973
ARAÇÁ AZUL
Phonogram / Philips LP 6349 054 / LP 824.691-1 [1985] / CD 824.691-2 [1985]

Lado A
1. VIOLA, MEU BEM (Domínio Público) Edith Oliveira
2. DE CONVERSA (Caetano Veloso) / CRAVO E CANELA (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos)
3. TU ME ACOSTUMBRASTE (Frank Domingues)
4. GILBERTO MISTERIOSO (Caetano Veloso/Joaquim de Sousândrade)
5. DE PALAVRA EM PALAVRA (Caetano Veloso)
6. DE CARA (Caetano Veloso) / EU QUERO ESSA MULHER (Monsueto Menezes/José Batista)

Lado B
1. SUGAR CANE FIELDS FOREVER (Caetano Veloso) Participación: Edith Oliveira
2. JÚLIA/MORENO (Caetano Veloso)
3. ÉPICO (Caetano Veloso)
4. ARAÇÁ BLUE (Caetano Veloso)






 20/12/1972




















1973
Revista Manchete
N° 1.093
Rio de Janeiro, 31 de março de 1973

Pág. 153
















 


 
 









 















































Bibliografía
O MÚLTIPLO CAETANO. Ensayo escrito para Caderno B - Jornal do Brasil, página 2. Guanabara, 10/3/73

 
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Música popular e moderna poesia brasileira. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1986. 268 pág.
O MÚLTIPLO CAETANO. Rio, 1973. Páginas 105-111.



No hay comentarios:

Publicar un comentario