domingo, 4 de marzo de 2012

2011 - RECANTO ESCURO


“Recanto escuro”, que é uma biografia cifrada da própria Gal (mas tem elementos de minha própria biografia), foi composta primeiro sem palavras. Eu queria que estas confirmassem o clima que poderíamos obter com as programações. (Caetano Veloso)

“O chão da prisão militar” ela não viu, mas está nela. Quando eu e Gil fomos exilados, ela fez a coisa mais forte de inserção dela na música brasileira, o “Fa-tal”. Há outras referências. Quando a conheci, ela passava uma sensação de solidão. E Salvador tem uma luminosidade brilhante. Por isso “O sol, luz perpendicular/ Do outro lado azul do muro/ Não vou saltar”. Ouvíamos jazz no bar Bazarte, e isso está na letra (“Cool jazz me faz feliz e só”). (Caetano Veloso)



Letra y música: Caetano Veloso

Eu venho de um recanto escuro
O sol, luz perpendicular
Do outro lado azul do muro
Não vou saltar

Eu chego às portas da cidade
E nada procuro fazer
Espero, nem feliz nem gaia
Acontecer

Não salto mas sou carregada
Por asas que a gente não tem
A luz não me fulmina os olhos
Nem vejo bem

Em breve só saio de noite
A lua não me rasga o peito
Cool jazz me faz feliz e só
Não tenho jeito

O álcool só me faz chorar
Convidam-me a mudar o mundo
É fácil: nem tem que pensar
Nem ver o fundo

O chão da prisão militar
Meu coração um fogareiro
Foi só fazer pose e cantar
Presa ao dinheiro

Mas é sempre o recanto escuro
Só Deus sabe o duro que eu dei
Mulher, aos prazeres, futuro
Eu me guardei

Coisas sagradas permanecem
Nem o Demo as pode abalar
Espírito é o que enfim resulta
De corpo, alma, feitos: cantar



2011 - GAL COSTA
BR-UM7-11-01150 / 3:48
Álbum “Recanto”
Universal Music CD 602527724133, Track 1.




2013 – GAL COSTA
Álbum “Recanto ao vivo”
Gravação ao vivo no Theatro Net Rio, em 8 e 9 de outubro de 2012 (RJ)
Universal Music 2 CD’s 602537269143, CD 1, Track 3. | DVD 602537269112, Track 3.







 

 
2017 – CIDA MOREIRA 
Álbum “Soledade solo”
Gravado ao vivo em 2016 na Casa de Francisca, na cidade de São Paulo (SP) 
Joia Moderna CD 789998990635-8, Track 4.
 

No hay comentarios:

Publicar un comentario