miércoles, 14 de noviembre de 2012

1996 - É PRECISO PERDOAR / YOU MUST FORGIVE











 




 


Música: Alcyvando Luz
Letra: Carlos Coqueijo
© 1966 Melodias Populares Ltda./Brasil

Versión en inglés: You Must Forgive: Arto Lindsay
English Lyrics © 1995 Arto Lindsay/Firma. Ltd. (BMI)
6:04


Cesaria
Madrugada já rompeu
Você vai me abandonar
Eu sinto que o perdão você não mereceu
Eu quis a ilusão agora a dor sou eu

Madrugada já rompeu
Você vai me abandonar
Eu sinto que o perdão você não mereceu
Eu quis a ilusão agora a dor sou eu

Caetano
Feel for the man who can’t see
That the loveliest of love’s given free
Then his mad need to know
Doesn’t reckon that to lose is to hold

I know
Dawn will break across the sky
Soon you will abandon me
Forgiveness was much more
Then you could ask of me
I wanted to be fooled
Now pain is all of me

Cesaria
Madrugada já rompeu
Você vai me abandonar
Eu sinto que o perdão você não mereceu
Eu quis a ilusão agora a dor sou eu

Caetano
Dawn will break across the sky
Soon you will abandon me
Forgiveness was much more
Then you could ask of me
I wanted to be fooled
Now pain is all of me

Pobre de quem não entendeu que a beleza de amar é se dar
E só querendo pedir nunca soube o que é perder pra encontrar
Eu sei...









1996 - CESARIA EVORA+CAETANO VELOSO+RYUICHI SAKAMOTO
Álbum “REDHOT + RIO” [Varios intérpretes]
Antilles/Verve 2 LP’s 533 183-1, LP 1, B-4. [EE. UU.]
Antilles/Verve CD 533 183-2, Track 8. [EE. UU.]

Cello: Jaques Morelenbaum
Guitarra y percusión: Vinicius Cantuária
Guitarra: Marc Ribot




 JORNAL DO BRASIL
 
 









São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 1996

MPB entra na luta contra a Aids

CARLOS CALADO
especial para a Folha

A moderna música popular brasileira -da bossa nova ao mangue beat- vira veículo da campanha internacional de conscientização dos riscos da Aids.

Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Marisa Monte e Chico Science são destaques no especial "Red Hot + Rio", que a MTV Brasil exibe neste domingo, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, às 17h e 21h30.

O programa é um desdobramento do CD beneficente "Red Hot + Rio" (Polygram), o mais recente projeto da Red Hot Organization -entidade internacional que, em sete anos, arrecadou mais de 6 milhões de dólares, aplicados no combate e prevenção da Aids.

Depois do álbum "Red Hot + Blue" (1990), tributo a Cole Porter gravado por astros e bandas pop, a organização já lançou sete projetos similares, como o "Red Hot + Cool" e o "Red Hot + Dance", que contaram com o apoio de músicos de vários gêneros.

Planejado inicialmente como um tributo a Tom Jobim (1927-1994), "Red Hot + Rio" acabou se tornando uma homenagem ao Rio de Janeiro, à bossa nova e seus desdobramentos musicais.

Belas tomadas do Pão de Açúcar, do Corcovado e das praias cariocas, em várias épocas, se misturam com material de arquivo, que incluem até trechos do filme "It's All True", de Orson Welles.

Dividindo a cena com os brasileiros surgem pop stars norte-americanos e ingleses, como George Michael, David Byrne, Sting e as bandas Incognito, PM Dawn, Everything But the Girl e Stereolab.

Sem contar com todo o elenco que participou das gravações do disco, o especial de TV -que também será exibido em vários outros países- não pretende apenas aguçar a curiosidade do público pelo CD beneficente.

A idéia é funcionar também como meio de conscientização. Entre os vários números musicais, os mesmos artistas justificam sua adesão à causa e estimulam a participação dos fãs (leia trechos dos depoimentos ao lado).

A aparição de Caetano Veloso, por exemplo, nem é a mesma incluída no disco. Sem a companhia de Ryuichi Sakamoto e Cesaria Evora, ele canta "É Preciso Perdoar", acompanhando-se ao violão, durante show em Paris.

Apesar das boas intenções, não faltaram grandes enganos musicais. Como a versão do Stereolab para "Samba de Uma Nota Só", que descamba para o deboche.

Ou a vocalista do Everything But the Girl, balbuciando um português perneta, em "Corcovado", acompanhada por uma bateria eletrônica. É a bossa nova mais sem bossa já gravada até hoje.

Felizmente, a canção escolhida para terminar o especial foi "Águas de Março", recriada pela dupla David Byrne e Marisa Monte. O verso final de Jobim parece ter sido feito sob encomenda da campanha: "É a promessa de vida no seu coração".



Especial: Red Hot + Rio
Direção: Alex Gabassi
Onde: MTV Brasil
Quando: domingo, às 17h e 21h30

No hay comentarios:

Publicar un comentario