miércoles, 26 de diciembre de 2012

1978 - MÃE

 

"É uma canção que nunca cantei em público. Primeiro, porque a considerava meio cafona, com uma letra muito lamentosa e subjetivista, pouco clara; hoje não acho. Em segundo lugar, tenho uma especie de superstição, porque ela, de fato, nasceu de uma sensação de profunda tristeza, de quase depressão, e toda vez que eu cantava ela me provocava aquela tristeza, a mesma sensação. Então eu deixei de cantar. Gosto da letra, que diz: “eu sou um rei que não tem fim”, depois afirma “eu sou um homem tão sozinho”, e diz, enfim, “sou triste, quase um bicho, triste”. Gosto dessa gradação: “rei”, “homem”, “bicho”.
A gravação de Gal é muito bonita."

[2003, Caetano Veloso. Sobre as letras, Pág. 46]


“Mãe” (Caetano Veloso), revela uma interpretação muito particular de Gal Costa para aquela que é considerada pelo autor a música mais brega que ele já fez, mas que emocionou muita gente que discorda de Caetano Veloso. É destas canções únicas na obra do autor, difícil de ser interpretada sem cair no grotesco e vulgar, que revela uma emotividade técnica e compreensão única de Gal Costa a cerca da obra e da mensagem de Caetano Veloso. “Mãe”, independente do que o seu autor a classificou, transformou-se na voz de Gal Costa em um dos momentos mais sublimes da Música Popular Brasileira.

[15/2/2009, Jeocaz Lee-Meddi]






2001
Revista ISTOÉ Gente
Edição n° 93
14/05/2001


Eu também SOU MÃE

Mães famosas mostram fotos de álbum de família com seus filhos e lembram pelo menos uma de suas histórias de corujices



1982
Dona Canô e Caetano Veloso


Como toda mãe coruja, Dona Canô sempre que pode acompanha os shows dos filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia. Em 1982, Caetano se apresentava no Rio em turnê com o disco Terra e lá estava ela no camarim do antigo Teatro da Lagoa. De leque de plumas na mão, Dona Canô foi fotografada dando conselhos. “Você precisa descansar a voz, filho!”, disse ela na ocasião. 
 
Caetano e Bethânia quando não estão viajando no Dia das Mães, adoram ficar na casa de Dona Canô, 93 anos, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Além de estarem na companhia de “mainha”, eles ainda saboreiam a especialidade de Dona Canô: a famosa frigideira de maturi. O prato é composto de castanha de caju verde moída com camarão seco.



Caetano, 55 anos, e Dona Canô, 93: “Você precisa descansar a voz, filho!"



Música y letra: Caetano Veloso
© 1978 Gapa / Saturno

Palavras, calas, nada fiz
Estou tão infeliz
Falasses, desses, visses, não
Imensa solidão

Eu sou um rei que não tem fim
E brilhas dentro aqui
Guitarras, salas, vento, chão
Que dor no coração

Cidades, mares, povo, rio
Ninguém me tem amor
Cigarras, camas, colos, ninhos
Um pouco de calor

Eu sou um homem tão sozinho
Mas brilhas no que sou
E o meu caminho e o teu caminho
É um nem vais, nem vou

Meninos, ondas, becos, mãe
E, só porque não estás
És para mim e nada mais
Na boca das manhãs

Sou triste, quase um bicho triste
E brilhas mesmo assim
Eu canto, grito, corro, rio
E nunca chego a ti









1978 - GAL COSTA
6052 5606 / 3:30
Álbum "Água Viva"
Philips LP 6349 394, A-5.




1984 - FERNANDO MENDES
Álbum "Loucura Passional"
Jangada/EMI-Odeon LP 040 422322, A-4.


 
1990 - ORLANDO MORAIS
6372 6122 / 3:53
Álbum “Orlando Morais”
RGE LP 320.6054, B-2.










1994 - ELYMAR SANTOS
Álbum “Poemas - Que todas as Mães se reconheçam"
CID LP 90.204/7, B-5.


2000 - O TAO DO TRIO
[Suzie Franco / Cris Lemos / Helena Bel]
Álbum "Uns Caetanos"
CID CD 00527/2, Track 12.


2002 – BELÔ VELLOSO
Álbum "Pegue ou Largue"
PlayArte Music/BMGV Music CD, Track 3.




 CD 2013
2010 - DÉCIO GIOIELLI
Álbum “MPBaby Caetano Veloso”
Música (de ninar) instrumental para pais e filhos
MCD CD 7898060834139, Track 9.



 
2011 - CIDA MOREIRA
Álbum “A Dama Indigna”
Jóia Moderna/Tratore CD 001, Track 4.



 
2012 – CIDA MOREIRA
Álbum “A dama indigna”
Gravado no Teatro Fecap (SP) em 6 de agosto de 2011
Lua Music DVD 7898469901326, Track 10.


2013 – GAL COSTA
Álbum “Recanto ao vivo”
Gravação ao vivo no Theatro Net Rio, em 8 e 9 de outubro de 2012 (RJ)
Universal Music 2 CD’s 602537269143, CD 1, Track 6. | DVD 602537269112, Track 6.



2019 - ZÉ LOURENÇO E FABIANO BIANCO
Álbum “Gil, Chico e Caetano”
Independente 2 CD’s, CD1 ZL&FB02, Track 7. │ CD2 ZL&FB01





























 



 


















































































7/8/1979 - Disco de Ouro pela vendagem do álbum Água Viva


Gal recebendo do Sr. Antônio Coelho Ribeiro, presidente da Polygram, o primeiro 

disco de ouro de sua carreira, pela vendagem do LP Água Viva, na 

apresentação do show "Gal Tropical" no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro.

































1 comentario: