jueves, 10 de enero de 2013

1999 - OS CINCO BAILES DA HISTÓRIA DO RIO

7/8/1998


“A primeira vez que vi as escolas de samba do Rio foi na Avenida Presidente Vargas, com Dedé. Choramos de emoção: era 1965, o ano em que a Império Serrano saiu com os “Cinco bailes na história do Rio”. Estávamos na arquibancada. Naquele tempo havia uma arquibancada longa de um lado só da avenida: do outro lado era uma corda guardada pela polícia. Quem não tinha dinheiro para comprar lugar na arquibancada ficava de pé na rua, sambandinho, colado na corda. Os foliões que tentaram seguir as escolas foram repelidos a cacetetadas pela polícia montada. Dedé e eu ficamos chocados, mas ninguém sequer reclamava. Nem uma palavra nos jornais. Nós próprios terminávamos sempre sendo retomados pela beleza do espetáculo e desistíamos de implicar com a dureza da polícia.”






OS CINCO BAILES DA HISTÓRIA DO RIO - Império Serrano, 1965.
Autores: Silas de Oliveira / D. Ivone Lara / Bacalhau
©1970 Irmãos Vitale

Voz: Caetano Veloso

Carnaval, doce ilusão
Dê-me um pouco de magia
De perfume e fantasia
E também de sedução
Quero sentir nas asas do infinito
Minha imaginação
Eu e meu amigo Orfeu
Sedentos de orgia e desvario
Cantaremos em sonho
Cinco bailes na história do Rio
Quando a cidade completava
Vinte anos de existência
O nosso povo dançou
Em seguida era promovida a capital
A corte festejou
Iluminado estava o salão
Na noite da coroação
Ali no esplendor da alegria
A burguesia fez sua aclamação
Vibrando de emoção
O luxo e a riqueza
Imperou com imponência
E a beleza fez presença
Condecorando a independência
Ao erguer a minha taça com euforia
Brindei a minha linda valsa
Já no amanhecer do dia
A suntuosidade me acenava
E alegremente sorria
E algo acontecia
Era o fim da monarquia









   
1999 – CAETANO VELOSO
Álbum “ORFEU”
Banda sonora original de la película de Carlos Diegues
Natasha Records CD 292.105, Track 6.




No hay comentarios:

Publicar un comentario