lunes, 17 de agosto de 2015

2015 - BAIANA



27 de maio de 2015

“A música descreve a Bahia como se ela fosse uma mulher. Um parceiro meu disse que Caetano cantou Sampa sendo baiano, e agora a gente devolve com Baiana sendo paulistano. Acho que é isso.”

"Essa música é suave e tem bastante referência do dia a dia de Salvador. Quero muito saber como ela vai bater no pessoal de lá". (Emicida)

Letra: EMICIDA [Leandro Roque de Oliveira, 17/8/1985]
Música: DJ Duh [Eduardo dos Santos Balbino]



Baiana cê me bagunçou
Pirei em tua cor nagô, tua guia
Teu riso é Olodum a tocar no Pelô
Dia de Femadum, tambor alegria
Cê me lembra malê, gosto pra valer
Dique do Tororó, Império Oió
A descer do Orum, bela Oxum
Cujo igual não há em lugar nenhum
O branco da areia da Lagoa de Abaeté
Tá no teu sorriso, meu juízo perde o pé
O canto da sereia vem de boa, eu à toa é
Prejuízo, pretinha briso nesse axé

A cabeça ficou louca
Só com aquele beijinho no canto da boca
Louca, louca, louca, louca
Só com beijin', um beijin'
Minha cabeça ficou louca
Só com aquele beijinho no canto da boca
Louca, louca, louca, louca
Só com beijin', um beijin'

Baiana é bom de ter aqui
Na Salvador de cá, Salvador dali
Maria pela mão de mestre Didi
Do sol de escurecer os tom de Kariri
É o mito em Iorubá, bonito pode pá
Água de Amaralina, gota de luar
É leite ocular, rito de passar
Me lembrou Clementina a cantar
2 de Fevereiro, dia da Rainha
Que pra uns é branca, pra nóiz é pretinha
Igual Nossa Senhora, padroeira minha
Banho de pipoca, colar de conchinha
Pagodeira em linha da Ribeira, eia, Cajazeira
Baixada o tubo tudo, firme e forte na ladeira
Uma pá de cor, me lembrou Raimundo de Oliveira
Meu coração, tua posição, a primeira

A cabeça ficou louca
Só com aquele beijinho no canto da boca
Louca, louca, louca, louca
Só com beijin', um beijin'
Minha cabeça ficou louca
Só com aquele beijinho no canto da boca
Louca, louca, louca, louca
Só com beijin', um beijin'







 
2015 – EMICIDA
Participación Especial: CAETANO VELOSO 
Álbum “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa…”
Laboratório Fantasma CD, Track 6.






MULTISHOW

08/03/2017 às 17h37
Emicida estreia clipe de 'Baiana', parceria com Caetano Veloso
Vídeo foi gravado durante o carnaval de Salvador deste ano e é uma homenagem a todo o estado da Bahia 

Emicida chega com clipe novo nesta quarta-feira (8). O rapper acaba de lançar o vídeo oficial de "Baiana", faixa que ainda conta com a participação especial de Caetano Veloso. O videoclipe traz também as atrizes Ayana Amorim e Dandhy Braz e foi gravado durante o último carnaval de Salvador e traz algumas referências turísticas da capital baiana, como o Pelourinho e o Farol da Barra. Uma verdadeira homenagem ao estado da Bahia que ficou bonitona. 

"Cada pessoa tem suas interpretações das músicas que gosta, 'Baiana' em geral sugere um romance, mas nós quisemos nos aventurar por outras formas de amor, uma mais plural talvez. A partir daquele beijinho no canto da boca surgem mil memórias e sonhos, possibilidades infinitas, bonitas e puras, fomos nesse caminho e fiquei bem feliz com a doçura do resultado final", disse o rapper, no post em que divulgou o novo clipe.

"Baiana" é mais um single do último disco lançado por Emicida, "Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa", de 2015. A faixa é a sexta do álbum a ganhar um clipe. "Eu sempre vejo a oportunidade de se fazer um videoclipe como a chance de revisitar o tema de uma determinada canção, algumas são mais restritas nesse sentido e pedem um vídeo que siga exatamente o que a música diz, como foi em “Crisântemo”, por exemplo. Mas também adoro quando podemos construir uma outra situação e transformamos a música em uma metáfora de algum outro acontecimento não tão óbvio", comentou.

A parceria entre Emicida e Caetano é antiga. A dupla já se apresentou junta no Prêmio Multishow, em 2013. Na ocasião, os dois fizeram um medley com sucessos do baiano, como "Tropicália" e "Abraçaço", e o freestyle do rapper.
Caetano Veloso e Emicida reeditam parceria que já rolou no Prêmio Multishow, em 2013 (Foto: Thiago Facina)


O rapper Emicida falou um pouco sobre a origem e o significado de Baiana para ele: 

‘Baiana’ em geral sugere um romance, mas nós quisemos nos aventurar por outra forma de amor, uma mais plural talvez. Surgem mil memórias e sonhos, possibilidades infinitas, bonitas e puras. Fomos nesse caminho e fiquei bem feliz com a doçura do resultado final. Eu sempre vejo a oportunidade de se fazer um videoclipe como a chance de revisitar o tema de uma determinada canção. Algumas são mais restritas nesse sentido e pedem um vídeo que siga exatamente o que a música diz. Mas também adoro quando podemos construir uma outra situação e transformamos a música em uma metáfora de algum outro acontecimento não tão óbvio, com ‘Baiana’.




A parceria com Caetano Veloso, Baiana, ganhou como protagonistas duas mulheres negras e LGBT.

Ayana Amorim

Dandhy Braz e Ayana Amorim © Helen Salomão


Moysah, Ayana Amorim e Dandhy Braz © Helen Salomão





2018 – EMICIDA
Participação Especial: CAETANO VELOSO
Álbum “10 anos de triunfo - ao vivo”
Gravado em São Paulo (Audio Club) dia 20 de novembro de 2017.
Laboratório Fantasma / Sony Music DVD 19075806319, Track 9.



No hay comentarios:

Publicar un comentario