martes, 30 de agosto de 2016

2015 - MOSQUITO




Neste domingo (14/6/2015) vai rolar o lançamento do novo CD ‘Ô Sorte’ do Mosquito, com participações de Caetano Veloso e Xande de Pilares, no palco da Miranda.


 


7/7/2015

Mosquito canta com seus ídolos em disco de estreia

Fabiana Schiavon
do Agora

Depois de emplacar a música "Ô Sorte" na trilha sonora da novela "Babilônia" (Globo), o cantor e compositor Mosquito lança o seu primeiro disco de canções inéditas.
"Eu me apresentava sempre nos shows do Revelação, na época em que o Xande fazia parte do grupo", lembra Mosquito.
Até que uma vez, o público começou a pedir músicas a Mosquito. Foi quando Xande de Pilares se deu conta de que ele não era só cantor, mas guardava boas composições.
Depois de emplacar uma de suas canções na novela "Babilônia", logo veio a chance de gravar o disco. "Eu já tinha muitas músicas, oito das 13 faixas são minhas, entre elas, 'Ô Sorte' e 'O Dono da Favela'", conta Mosquito.
No quesito regravações, destaque para "Não Enche", de Caetano Veloso, e "O Amor Mandou Dizer", composição de Xande com a participação do próprio músico.
Há, ainda, a faixa "Atalho", em que Mosquito canta com o seu maior ídolo, Zeca Pagodinho.
"Era um sonho gravar com ele, principalmente uma canção como essa, já registrada pelo Fundo de Quintal, nos anos 1990."


15/7/2015

Mosquito fala de seu álbum de estreia e confessa que se considera sortudo: "Acho que foi tudo uma grande coincidência"

Apadrinhado por Xande de Pilares, sambista que já gravou com Zeca Pagodinho e arrancou elogios de Caetano Veloso lança clipe com exclusividade no TVZ

Por Louise Palma


Foto: Fernando Young
Mosquito é novo no samba, mas é tratado no meio com as honras de um veterano. Aos 27 anos, ele já é reconhecido por grandes nomes do gênero, como seu padrinho Xande de Pilares e Arlindo Cruz; já gravou com Zeca Pagodinho, seu ídolo e principal inspiração; ganhou elogios rasgados de Caetano Veloso pela regravação de "Não Enche".  O primeiro single de Mosquito não poderia ter título mais adequado. "Ô Sorte" faz parte da trilha da novela Babilônia e terá seu clipe lançado com exclusividade no TVZ desta quarta-feira (15).

"Acho que foi tudo uma grande coincidência. Eu não pretendia viver de música até metade do que eu vivi", revelou o cantor em entrevista ao site do Multishow. Tímido "até pelo telefone", Mosquito contou que optou pela simplicidade da hora de gravar seu primeiro videoclipe.

Em um fundo preto, o cantor aparece sem camisa interpretando a canção com a ajuda de símbolos emoji, que ficaram famosos na troca de mensagens por celular. "Considero o meu samba simples e eu gosto de coisas simples. O clipe ficou engraçado e explicou a letra, que passa essa mensagem legal de positividade", resumiu.

A "carcaça", como ele diz, foi o que inspirou o apelido que o deixou conhecido nas rodas da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Mosquito começou a ouvir samba aos 16 anos, na casa de um amigo, e foi tomando gosto pelo gênero. Daí para o cavaquinho foi um pulo. Depois de ganhar o instrumento de presente, ele aprendeu a tocar sozinho: "Comecei a aprender por obrigação porque todo mundo lá da rua sabia tocar alguma coisa e eu não sabia tocar nada, só atrapalhava".

E aos poucos sua habilidade para a composição foi surgindo. No quartel do exército, ele criou suas primeiras letras: "Eu ficava duas horas parado de frente para o muro, tinha que fazer alguma coisa! Aí eu inventava na cabeça. Comecei a fazer muita música assim". Mas foi o improviso que chamou a atenção de Xande de Pilares em uma roda, quando Mosquito foi convidado por Anderson Leonardo, do Molejo, para mostrar seus versos.

"As pessoas não conheciam meu lado compositor mas já conheciam meu lado versador. E eu, abusado, já cantava música minha. Quando viam eu já tinha dominado o palco e, aos poucos, as pessoas foram me conhecendo".

Álbum de estreia

Quase todo autoral, seu álbum de estreia apresenta ao público o lado compositor de Mosquito. Produzido por Max Pierre, o disco homônimo também traz algumas regravações e participações. Xande de Pilares era presença certa desde que o disco começou a ser pensado: "Era prioridade ele participar de alguma forma e eu tinha escolhido, "Cadê Viola Maria", um samba de roda da Bahia que fizemos em parceria com Gilson Bernini". No fim, a eleita foi “O Amor Mandou Dizer”, composta pelo padrinho.

Já ao lado de Zeca Pagodinho, Mosquito cantou "Atalho", composição dos conterrâneos da Ilha, Kleber Augusto e Djalma Falcão, que foi gravada em 1991 pelo Fundo de Quintal. "O Zeca é a minha principal referência e eu sempre fui louco por ele. Quando o Max perguntou o que eu achava de convidar o Zeca, eu disse que ele podia convidá-lo para cantar as 13 músicas! 'Atalho' já estava no repertório e sabia que Zeca gostava", contou.

“Não Enche”, de Caetano Veloso, ganhou uma nova versão na voz de Mosquito, que rendeu elogios ao novato. "É incrível, porque o Xande sempre foi um ídolo próximo, mas Caetano é tipo Deus. Você não vê Caetano, ninguém vê Caetano!", brincou.

Música Boa Ao Vivo (14/4/2015)

Foi ao lado de Xande e Caetano que Mosquito fez sua estreia no Multishow, em abril deste ano. No palco do Música Boa Ao Vivo, ele apresentou "Ô Sorte" e "O Filho da Mãe" e ficou surpreso com a recepção do público: “Todo mundo bateu palma, gritou, cantou... Foi mágico!"

 

 




No hay comentarios:

Publicar un comentario