lunes, 15 de enero de 2018

2012 - REGINA CASÉ: CIDADÃ SOTEROPOLITANA



Regina Casé foi “confirmada” soteropolitana

Homenagem de Moisés Rocha fez justiça à intimidade da artista com Salvador 

18/09/2012 

Mais do que uma homenagem, a concessão do Título de Cidadã de Salvador à atriz e apresentadora carioca Regina Casé foi a “confirmação” da sua baianidade, como traduziu Alberto Pita, presidente do Cortejo Afro e amigo, comparando o ato à iniciação no candomblé. Ele foi um dos convidados pelo vereador Moisés Rocha, autor da iniciativa, para saudá-la na solenidade de entrega da honraria, segunda-feira (17/9) à noite.

Outro convidado especial, que emocionou a nova cidadã soteropolitana, foi o cantor e compositor Caetano Veloso, responsável pela intimidade que Regina Casé tem com a capital baiana há mais de 35 anos. “Regina é uma das pessoas que eu mais amo no mundo. Minha amiga, irmã, eterna namorada. Ela merece essa homenagem e Salvador merece Regina”, declarou o autor de “Rapte-me, Camaleoa”, música que consagrou o apelido que a atriz carrega até hoje. A música foi composta pelo baiano para a personagem Camaleoa, interpretada por ela na época do grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, e foi cantada na sessão por Aloísio Menezes.

Um vídeo resumiu programas da apresentadora dedicados à Bahia, dando espaço para artistas locais, tanto famosos quanto novatos. Nas entrevistas com o público, ela pedia que lhe ensinassem a ser baiana e perguntava “o que os baianos têm que eu não tenho?”. As respostas eram todas do tipo “Nada, você já é baiana!”. Regina contou que apesar de ser carioca assumidíssima, parou de negar que era baiana “porque as pessoas não acreditavam”.

Casa em Salvador
A sessão não poderia ser mais baiana. Regina Casé entrou no Plenário Cosme de Farias acompanhada pelo Cortejo Afro, por Negra Jhô lançando pétalas de rosas, pelos vereadores Olívia Santana (PCdoB) e TC Mustafa (PTdoB) e pelo cantor Aloísio Menezes cantando “Sorriso negro”. Os blocos Ilê Aiyê e Olodum também se apresentaram na homenagem, que contou também com o cantor Magary Lord e a filha Kalinde, fã da apresentadora. Para a entrega do Título, Moisés Rocha chamou Caetano Veloso, Estevão Ciavatta, marido da atriz, e a filha Benedita.

Moisés Rocha ressaltou a contribuição imaterial da apresentadora para o crescimento e divulgação da cultura local: “Regina é uma artista diferenciada, porque quando chega aqui ela vai para onde os outros não vão por preconceito ou medo. Ela busca o invisível, ou o que não querem mostrar. Mostra que o popular também é inteligente e criativo”.

Sem esconder a emoção, a nova soteropolitana contou a excitação que sentiu quando avistou Salvador pela primeira vez, ainda adolescente, chegando de navio na companhia dos avós. Ali nascia uma afinidade que ela classificou como indescritível: “Desde aí surgiu um sentimento de pertencimento que está sendo coroado hoje aqui”.

Um vínculo que ficará ainda mais estreito quando for concluída, em três ou quatro meses, a restauração do casarão que comprou no Santo Antônio Além do Carmo, onde o casal pretende morar “quando a gente estiver bem velhinho”.

Regina Casé fez questão de frisar que a compra da casa foi também para salvar um imóvel bonito que estava “caindo aos pedaços” e incentivar outras pessoas a investirem no Centro Histórico, “o coração da cidade”.

Entre os amigos de Salvador, destaque para o vendedor da Sorveteria da Ribeira, Roque, “o cara que mais me denga aqui”. Compuseram a mesa, também, a amiga Ana Célia Batista, do Zanzibar, uma das incentivadoras da homenagem (juntamente com o produtor cultural Geraldo Badá); João Jorge, presidente do Olodum, e Eduardo Nascimento, representante do Irdeb.


 
17/9/2012 - Palavras do cantor e compositor Caetano Veloso Crédito: Maíra do Amaral



Entrega do Título Cidadão da Cidade do Salvador a Regina Casé
Crédito: Maíra do Amaral





Das mãos de Caetano Veloso, Regina Casé recebe título de cidadã soteropolitana

Das mãos do amigo de longa data Caetano Veloso, a atriz Regina Casé recebeu a honra do título de cidadã soteropolitana durante cerimônia em Salvador, Bahia

Regina Casé (58) é carioca da gema, todo mundo sabe. Mas na noite desta segunda-feira, 17, ela recebeu da mão do cantor baiano Caetano Veloso (70) o honroso título de cidadã soteropolitana durante cerimônia em Salvador, Bahia.

"Eu vim literalmente para essa terra de navio. Era criança quando meu pai me trouxe pela primeira vez. Depois fui reapresentada a essa cidade que tanto amo pelo amigo Caetano, que me mostrou a Bahia e esse povo que tanto tenho a agradecer", declarou Regina Casé após receber a honra dos amigos.

Emocionada, a atriz aproveitou o ensejo para agradecer aos que lhe proporcionaram este momento. "Eu já tinha uma gratidão pela Bahia e aqui estão as pessoas que tenho gratidão em vários momentos da minha vida. Caetano não precisa nem dizer, tenho um amor total, uma admiração por ele, tenho consciência do tanto que ele me fez, do tanto que ele me colocou no mundo. Ele me mostrou as coisas. Se eu tivesse de resumir toda essa cerimônia em uma palavra, essa palavra seria gratidão", afirmou a atriz.

E bem humorada acrescentou: “Não sei se fizeram boa coisa. Agora que sou cidadã vou reivindicar de verdade e brigar por essa terra que tanto amo". Que honra, hein?


Fotos: Uran Rodrigues










No hay comentarios:

Publicar un comentario